O espetáculo começa hoje. Com lotação máxima garantida, a Marquês de Sapucaí abre seus portões nesta sexta-feira, às 21h, para a primeira noite de desfiles da Série Ouro. No total, 15 agremiações disputam a única vaga de acesso ao Grupo Especial, enquanto as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série Prata. A noite de estreia contará com sete escolas, mesclando homenagens a ícones da música, críticas históricas e o favoritismo de gigantes como União da Ilha e Unidos de Padre Miguel (UPM).
Superação e Homenagens na Abertura
A Unidos do Jacarezinho tem a missão de abrir os desfiles em um cenário de resiliência. Após 12 anos longe da Sapucaí e enfrentando dois incêndios recentes — um no barracão e outro na quadra —, a escola exalta a trajetória de Xande de Pilares. O enredo “O ar que se respira agora inspira novos tempos” promete emocionar ao narrar a ascensão do sambista, do anonimato ao estrelato.
Logo em seguida, a Inocentes de Belford Roxo traz o colorido de Pernambuco com o enredo “O sonho de um tal pagode russo nos frevos do meu Pernambuco”, assinado pelo carnavalesco Edson Pereira. A escola aposta na voz potente de Ito Melodia para sacudir a arquibancada.
O protagonismo negro segue em pauta com a União do Parque Acari, que homenageia o grupo teatral “Brasiliana”, pioneiro na cena artística nacional e que teve entre seus fundadores o saudoso Haroldo Costa.
O Retorno de Leci e a Luta das Favoritas
A quarta escola, Unidos de Bangu, presta tributo a Leci Brandão. Com o enredo “As coisas que mamãe me ensinou”, a agremiação celebra a vida e a obra da sambista e deputada, que confirmou presença no desfile após superar problemas de saúde no último ano.
As duas maiores favoritas ao título encerram a madrugada:
- Unidos de Padre Miguel (UPM): Recém-egressa do Grupo Especial, a “Boi Vermelho” aposta na história de Clara Camarão, heroína indígena. “Vamos retratar o exército feminino como detentor de um saber ancestral”, destaca o carnavalesco Lucas Milato.
- União da Ilha: Promete um show visual com o enredo lúdico “Viva o hoje!”, que relembra o pânico e a euforia carioca durante a passagem do Cometa Halley em 1910.
O encerramento fica por conta da Acadêmicos de Vigário Geral, que traz um manifesto antropofágico com “Brasil Incógnito”, questionando a visão eurocêntrica sobre o descobrimento do país.
Ordem de Desfile (Sexta-feira)
- Unidos do Jacarezinho
- Inocentes de Belford Roxo
- União do Parque Acari
- Unidos de Bangu
- Unidos de Padre Miguel
- União da Ilha do Governador
- Acadêmicos de Vigário Geral






