A Unidos de Padre Miguel (UPM) é a grande vencedora do Estandarte de Ouro de melhor escola da Série Ouro do Carnaval 2026. O prêmio, tradicionalmente concedido pelos jornais O GLOBO e Extra, consagrou a agremiação da Vila Vintém por um desfile que aliou rigor plástico à força de sua comunidade na Marquês de Sapucaí.
Quinta escola a desfilar na primeira noite, a UPM levou para a avenida a trajetória de Clara Camarão, heroína indígena potiguar. Para Marcelo de Mello, presidente do júri, a vitória foi fruto de um conjunto impecável:
“A Unidos de Padre Miguel estava completa. Tinha um bom samba, bateria excelente, fantasias e alegorias ricas e criativas. A escola desfilou com muita gana, cantando com o vigor de quem busca o renascimento”, afirmou Mello.
O triunfo tem um sabor de superação. Após um rebaixamento contestado no último ano, a escola utilizou o verso de seu samba como profecia: “Quantas vezes for preciso, haverá renascimento”. Agora, a UPM desponta como a principal candidata ao título que garante o acesso ao Grupo Especial.
Poesia e Sustentabilidade
A União do Parque Acari também saiu premiada, levando o estandarte de Melhor Samba-Enredo. A obra, assinada por Fred Camacho, Gustavo Clarão e pelo mestre Moacyr Luz, homenageou o grupo teatral “Brasiliana”, de Haroldo Costa. O júri destacou o lirismo e a capacidade da composição em traduzir visualmente o enredo na avenida.
Já o Prêmio Fernando Pamplona, que celebra a criatividade no uso de materiais alternativos e de baixo custo, foi para a Vigário Geral. A terceira alegoria da escola, intitulada “Malassombro sertanejo”, impressionou pela estética do “Cramulhão”, confeccionado quase inteiramente com isopor reaproveitado e sobras de tecidos — a técnica de “lasanha” de retalhos — provando que o talento artístico sobrepõe as limitações financeiras.
Tradição e Categorias
Criado em 1972, o Estandarte de Ouro chega à sua 54ª edição como a honraria mais respeitada do Carnaval carioca. Enquanto na Série Ouro o foco reside na Melhor Escola e Samba-Enredo, o Grupo Especial conta com 14 categorias fixas, além dos prêmios especiais de Revelação e Inovação, mantendo viva a chama da excelência na Sapucaí.






