O Governo do Estado atua com 350 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), na Marquês de Sapucaí, desde o primeiro dia de desfiles das escolas de samba. O efetivo está distribuído em quatro pontos estratégicos: Setor 1, concentração, Salvador de Sá e dispersão.
Incidente
O Corpo de Bombeiros teve que atuar, na noite deste domingo (15/02), em uma ocorrência de mal súbito durante desfile no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Uma mulher, de 65 anos, apresentou quadro de síncope enquanto estava no segundo carro alegórico da primeira escola a se apresentar.
A vítima foi prontamente retirada, com toda a segurança, pela equipe de pronto emprego posicionada na Avenida e encaminhada ao posto médico instalado no local para avaliação e atendimento.
Operação especial
O CBMERJ mantém equipes estratégicas distribuídas ao longo do Sambódromo durante todo o período dos desfiles, garantindo resposta rápida às ocorrências e a segurança do público e dos integrantes das agremiações.
A operação conta com equipes de intervenção rápida e com especialistas em salvamento em altura, preparados para atuar em situações que envolvam arquibancadas, estruturas metálicas e carros alegóricos. O esquema também prevê 11 viaturas posicionadas em locais estratégicos, incluindo ambulâncias, viaturas de resposta rápida, de combate a incêndio e de salvamento.

A Sapucaí concentra milhares de pessoas e uma estrutura complexa. O nosso planejamento prioriza prevenção e pronta-resposta. Teremos equipes e viaturas em pontos estratégicos, além de militares treinados para atuar em ocorrências de altura, incêndio e atendimento pré-hospitalar”, destaca o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Antonio de Salles Junior.
Além do efetivo no Sambódromo, em apoio aos desfiles do Grupo Especial e da Série Ouro, o CBMERJ também mantém guarnições de intervenção rápida atuando na prevenção e no apoio aos desfiles dos grupos Prata e Bronze.
Em todo o estado, os Bombeiros terão 10 mil militares de prontidão durante o Carnaval 2026. Desse total, 2 mil estarão distribuídos em guarnições de pronta-resposta, reforçando o atendimento em diferentes regiões e pontos de grande concentração de público.






