Com o céu sem nuvens e o sol forte, os foliões que saíram para curtir o carnaval do Rio tiveram que aproveitar os jatos d’água dos carros pipa espalhados pelos blocos para se refrescarem e conseguirem seguir coma folia. Nesta segunda-feira, a cidade atingiu a máxima de 36,6ºC e permaneceu no nível 3 de calor. Esse Protocolo de Calor foi acionado na última sexta-feira, 13, devido ao registro de variação dos altos índices de calor, de 36 graus a 40 graus, com previsão de aumento ou permanência por pelo menos três dias consecutivos.
Para os próximos quatro dias, as temperaturas devem continuar altas. A formação de uma região de baixa pressão no oceano é responsável pelas altas temperaturas, com ventos fracos a moderados e previsão de pancadas de chuva isoladas.
Na quarta-feira de cinzas, o tempo seguirá instável, com máxima de 36 graus e mínima de 20 graus, ventos fracos a moderados e pancadas de chuva a partir da tarde.
Já na quinta e sexta-feira, a temperatura cairá um pouco devido a uma frente fria que irá se aproximar e deslocar para a cidade, provocando uma chuva fraca a moderada a qualquer momento, com ventos moderados e temperaturas com máxima de 34 graus, na quinta, e mínima de 19 graus, na sexta.
Cuidados nos dias mais quentes
Para evitar problemas de saúde durante os dias mais quentes, a população deve seguir algumas recomendações da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Operações do Rio para evitar alguns problemas de saúde:
Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
Utilize roupas leves e frescas;
Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações e da Secretaria Municipal de Saúde.
A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
Proteja as crianças com chapéu de abas;
Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.






