A Marquês de Sapucaí fecha nesta terça-feira (17/02/2026) o terceiro e último dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio. São as quatro escolas finais na disputa, com início previsto para 21h45 e apresentações que atravessam a madrugada.
A abertura da noite é com a Paraíso do Tuiuti. Depois entram Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e, encerrando a programação, o Acadêmicos do Salgueiro.
Ordem e horários desta terça (17/02/2026)
Paraíso do Tuiuti – 21h45
Unidos de Vila Isabel – entre 23h20 e 23h30
Acadêmicos do Grande Rio – entre 0h55 e 1h15
Acadêmicos do Salgueiro – entre 2h30 e 3h
Enredos
Abrindo a noite, a Paraíso do Tuiuti leva para a avenida o enredo Lonã Ifá Lukumi, com a proposta de apresentar uma vertente religiosa afro-cubana. Em seguida, a Unidos de Vila Isabel homenageia o artista Heitor dos Prazeres com o enredo Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África” exaltando a relação entre samba, cultura popular e ancestralidade.
Na sequência, a Grande Rio aposta no manguebeat, movimento cultural que surgiu em Recife, nos anos 1990, misturando ritmos regionais como maracatu com rock, hip-hop e música eletrônica. Encerrando a programação, o Salgueiro vai homenagear a carnavalesca Rosa Magalhães, que morreu em julho de 2024, com um enredo dedicado à trajetória e ao legado da artista.






