Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Ministro inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital do Fundão
Saúde
Ministro inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital do Fundão
Morre Michel, compositor de “O Descobridor dos Sete Mares”, aos 74 anos
Famosos
Morre Michel, compositor de “O Descobridor dos Sete Mares”, aos 74 anos
Raphinha é desfalque confirmado contra o Japão e segue tratamento em Nova Jersey
Esportes
Raphinha é desfalque confirmado contra o Japão e segue tratamento em Nova Jersey
Morre Figueira Júnior, dublador de ‘Dragon Ball’ e ‘Futurama’, aos 60 anos
Famosos
Morre Figueira Júnior, dublador de ‘Dragon Ball’ e ‘Futurama’, aos 60 anos
Carlos Alberto Parreira tem piora no quadro de saúde e volta a respirar por aparelhos no Rio
Brasil
Carlos Alberto Parreira tem piora no quadro de saúde e volta a respirar por aparelhos no Rio
Quina de São João tem prêmio estimado em R$ 260 milhões
Brasil
Quina de São João tem prêmio estimado em R$ 260 milhões
Dono da Outsider Tours é preso novamente por estelionato
Estado
Dono da Outsider Tours é preso novamente por estelionato
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Governador Cláudio Castro anuncia nomeação de novos secretários

Mudanças acontecem em razão da desincompatibilização de titulares que deixam os cargos para disputar as eleições deste ano

Siga-nos no

reprodução
O governador Cláudio Castro anunciou, nesta sexta-feira (20/03), a nomeação de novos secretários para as secretarias de Ambiente, Infraestrutura e Obras, Cidades, Polícia Civil, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Juventude e Envelhecimento Saudável, Desenvolvimento Social, Habitação, Trabalho e Renda, e Ciência, Tecnologia e Inovação. 
As mudanças, publicadas no Diário Oficial, acontecem em razão da desincompatibilização de secretários que deixam os cargos para disputar as eleições deste ano. 
 
Na Polícia Civil, o secretário Felipe Curi passa o comando da Polícia Civil para Delmir Gouveia, ex-chefe de gabinete e delegado de 1ª classe, com mais de 30 anos de atuação no serviço público. Ao longo da carreira, foi titular de diversas unidades distritais e especializadas, como a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC).
 
Na Secretaria de Infraestrutura e Obras, assume Raul Fanzeres, no lugar de Uruan Andrade. Engenheiro civil, Raul tem 45 anos de administração pública. Ao longo da carreira, acumulou experiência em fiscalização de projetos e execução de obras de urbanização, pavimentação, contenção de encostas e construção de equipamentos públicos. Já ocupou também a Vice-presidência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ).
 
A Secretaria de Cidades, que tinha como titular Douglas Ruas, será comandada por Maria Gabriela Bessa, socióloga, especialista em Política e Planejamento Urbano, com trajetória consolidada na coordenação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e ao ordenamento territorial, foi secretária municipal de Projetos Especiais e Captação de recursos em São João do Meriti e secretária municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais em São Gonçalo.
 
À frente da Secretaria do Ambiente, no cargo antes ocupado por Bernardo Rossi, Diego Faro traz a experiência de seu mandato como vereador no município do Rio de Janeiro, onde presidiu a Comissão Permanente de Meio Ambiente. Também integrou o Governo do Estado como assessor especial do gabinete do governador.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos será comandada por Anderson de Azevedo Coelho, que anteriormente exercia a chefia de gabinete da pasta, que tinha à frente Rosângela Gomes. Advogado e gestor público, Coelho reúne experiência nas áreas de assistência social e direitos humanos, com atuação voltada à promoção de impacto social.
 
Na Secretaria de Trabalho e Renda, Daniel Martins assume a gestão da pasta que está sendo comandada por Luiz Martins. Advogado, Luiz exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), entre 2010 e 2022. Também foi coordenador de feiras na capital, secretário de Esportes de Nova Iguaçu e subsecretário-adjunto de Habitação e Interesse Social do Estado.
 
A Secretaria de Turismo passa a ser liderada por Lucas Alves, que integra a Secretaria de Turismo desde 2020 e teve papel relevante na ampliação das ações voltadas ao interior do estado. Lucas, que é jornalista e pós-graduado em Gestão Empresarial, assume a pasta no lugar de Gustavo Tutuca.
 
Na Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável, assume Isabela Alves, que já atuou como chefe de gabinete da pasta, antes comandada por Alexandre Isquierdo. A nova secretária – bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas – possui experiência tanto na Câmara Municipal do Rio quanto na Alerj.
 
Na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Renata Sphaier de Freitas, que já atuava como subsecretária na gestão de Anderson Moraes, assume a condução da pasta. Na gestão pública, presidiu o Conselho Superior da Faperj e também teve atuação como assistente parlamentar na Alerj.
 
Já a Secretaria de Habitação será assumida por Fábio Paravidino, até então subsecretário-executivo da pasta. Ao longo da carreira, o novo secretário ocupou cargos em órgãos municipais e estaduais, como Agenersa, e secretarias das áreas de Planejamento, Saúde, Cidades e Desenvolvimento Social. A pasta estava sob o comando de Bruno Dauaire.
 
A subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços, Carla Nasser Monnerat, é a nova secretária de Desenvolvimento Econômico, cargo antes ocupado por Vinícius Farah. Ao longo da carreira, Carla, especialista em Gestão da Administração Pública e em Pedagogia Empresarial, foi assessora de projetos estratégicos no Detran-RJ e secretária municipal de Educação e de Promoção Social da cidade de Três Rios.