Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Ministro inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital do Fundão
Saúde
Ministro inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital do Fundão
Morre Michel, compositor de “O Descobridor dos Sete Mares”, aos 74 anos
Famosos
Morre Michel, compositor de “O Descobridor dos Sete Mares”, aos 74 anos
Raphinha é desfalque confirmado contra o Japão e segue tratamento em Nova Jersey
Esportes
Raphinha é desfalque confirmado contra o Japão e segue tratamento em Nova Jersey
Morre Figueira Júnior, dublador de ‘Dragon Ball’ e ‘Futurama’, aos 60 anos
Famosos
Morre Figueira Júnior, dublador de ‘Dragon Ball’ e ‘Futurama’, aos 60 anos
Carlos Alberto Parreira tem piora no quadro de saúde e volta a respirar por aparelhos no Rio
Brasil
Carlos Alberto Parreira tem piora no quadro de saúde e volta a respirar por aparelhos no Rio
Quina de São João tem prêmio estimado em R$ 260 milhões
Brasil
Quina de São João tem prêmio estimado em R$ 260 milhões
Dono da Outsider Tours é preso novamente por estelionato
Estado
Dono da Outsider Tours é preso novamente por estelionato
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Catedral Metropolitana de São Sebastião abre exposições que celebram 450 anos da Igreja no Rio

Mostras gratuitas reúnem arte sacra, documentos históricos e marcam também os 50 anos do templo

Siga-nos no

Foto: Reprodução

A Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio de Janeiro, abre ao público nesta terça-feira (28/04), a partir das 15h30, duas exposições de arte sacra em comemoração aos 450 anos da presença da Igreja Católica na cidade. A inauguração contará com a presença do cardeal Dom Orani Tempesta.

Uma das exposições, “Caminhos da Fé: 450 anos de história da Prelazia à Catedral, guardados pelo Museu”, será realizada no subsolo, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra. A mostra apresenta peças do período colonial e conta a trajetória da evangelização no Rio ao longo de quatro séculos.

O acervo inclui obras do Mestre Valentim, peças ligadas aos jesuítas e itens históricos da antiga Sé e da Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos, além de pinturas de Leandro Joaquim. A curadoria homenageia os sacerdotes Ivo Calliari e José Roberto Devellard.

Já a segunda exposição, montada no térreo, celebra os 50 anos da construção da catedral. Com fotos e documentos, a mostra apresenta a história do templo e sua evolução ao longo do tempo.

Segundo a curadora Luzia Lacerda, a proposta é contar de forma simples e visual a trajetória da igreja na cidade, incluindo momentos marcantes, como a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e as mudanças no nome da catedral ao longo dos anos.

As exposições ficam em cartaz até julho e têm entrada gratuita. A catedral está localizada na Avenida República do Chile, no Centro da cidade.