Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
Estado
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
MP denuncia PMs por morte de menino no Complexo do Alemão
Rio de Janeiro
MP denuncia PMs por morte de menino no Complexo do Alemão
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Estado
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Rio de Janeiro
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
Destaque
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
Mundial de 2026 quebra recorde histórico de gols antes mesmo do fim da fase de grupos
Esportes
Mundial de 2026 quebra recorde histórico de gols antes mesmo do fim da fase de grupos
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
Estado
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Motoristas que pagaram multas de pedágio Free Flow já podem solicitar ressarcimento

O motorista deverá quitar a tarifa de pedágio pendente dentro do novo prazo de até 200 dias,

Siga-nos no

reprodução

Motoristas que já pagaram multas por evasão de pedágio eletrônico (sistema Free Flow) poderão solicitar o ressarcimento dos valores, conforme nova deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No entanto, a devolução não será automática: o condutor precisará cumprir etapas específicas para ter direito ao reembolso.

A principal exigência é a regularização do débito original. Isso significa que o motorista deverá quitar a tarifa de pedágio pendente dentro do novo prazo de até 200 dias, estabelecido pelo governo federal como parte das medidas de transição do sistema de cobrança “free flow”. Somente após esse pagamento será possível dar início ao processo de solicitação da devolução da multa.

O pedido de ressarcimento deverá ser feito por meio de processo administrativo junto ao órgão responsável pela autuação. Em casos ocorridos em rodovias federais, a solicitação deve ser encaminhada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Já nas rodovias estaduais, o procedimento deverá ser realizado junto ao Detran ou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de cada estado. Para formalizar o pedido, será necessário apresentar documentos que comprovem tanto o pagamento da tarifa quanto a aplicação da multa.

A medida faz parte de um pacote do Governo Federal que suspendeu milhões de multas relacionadas ao sistema free flow e busca garantir maior segurança jurídica aos motoristas durante a adaptação ao novo modelo de pedágio eletrônico, que elimina praças físicas e realiza a cobrança automática por meio de pórticos nas rodovias.