O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou que a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina aumentará de 30% para 32% a partir de 24 de junho. A medida, que ainda era aguardada pelo mercado para análise do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), faz parte da estratégia de ampliação do uso de biocombustíveis no Brasil.
Segundo Alckmin, a mudança pode reduzir o preço da gasolina, diminuir a emissão de gases poluentes e fortalecer a cadeia produtiva do etanol. O setor sucroenergético considerava a decisão importante para ampliar a demanda pelo combustível e incentivar investimentos.
Durante o evento, o vice-presidente destacou a posição do Brasil no uso de biocombustíveis e mencionou o potencial do país na produção de combustível sustentável de aviação. Também afirmou que o governo pretende ampliar as exportações de carne bovina, avançando nas negociações com a União Europeia após o reconhecimento do Brasil como país livre de febre aftosa para exportações à China.
Além disso, Alckmin ressaltou o programa Moderfrota Agro, que destinará R$ 14 bilhões para financiar máquinas e equipamentos agrícolas por meio de instituições financeiras públicas e privadas, com o objetivo de modernizar o campo e aumentar a produtividade do agronegócio.










