Adolescentes e idosos brasileiros terão que passar por entrevista obrigatória para obter o visto americano de turismo ou negócios. Antes, menores de 14 anos e maiores de 79 anos eram isentos e apenas entregavam documentos. Agora, todos precisarão se apresentar em uma entrevista presencial com um oficial consular.
A regra vale para cidadãos de todos os países que precisam de visto para entrar nos EUA. Apenas exceções específicas seguem liberadas, como diplomatas, representantes de governos estrangeiros e oficiais da Otan.
Ainda há possibilidade de isenção para quem for renovar o visto B1/B2, desde que o anterior tenha vencido há menos de 12 meses, tenha sido emitido quando o solicitante tinha pelo menos 18 anos e não haja histórico de recusa.
Além da entrevista, o governo americano ampliou os critérios de avaliação: manifestações em redes sociais e histórico de promoção de ideologias vistas como “antiamericanas” podem ser motivo para negar o pedido.
A medida faz parte de uma série de ações para reforçar o controle migratório nos EUA e deve aumentar o prazo de emissão do documento para brasileiros.
A mudança já está em vigor e pode impactar milhões de viajantes que sonham em visitar o país.