Agentes do Programa BRT Seguro, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), detiveram dois homens — um deles adolescente — por dano ao patrimônio público em terminais do sistema BRT. Os casos ocorreram nesta quarta-feira (22/10), nos terminais Pingo d’Água e Júlia Miguel, ambos na Zona Oeste do Rio.
Pela manhã, no Terminal do Pingo d’Água, em Guaratiba, um homem foi flagrado vandalizando uma máquina de recarregamento de cartões Jaé. Agentes que estavam próximos ouviram barulhos suspeitos e abordaram o homem, que tentou fugir, mas acabou preso. Ele confessou o ato e foi encaminhado para a 43ª DP (Guaratiba), onde vai responder por dano ao patrimônio público.
Já à noite, por volta das 23h15, a Central de Monitoramento da MOBI-Rio alertou as equipes sobre novo caso de vandalismo, desta vez na estação Júlia Miguel, em Paciência. O vidro de uma máquina foi quebrado e cartões furtados. Um adolescente de 15 anos foi detido no local e admitiu ter danificado o equipamento, entregando os cartões a outros jovens. Ele foi conduzido à 35ª DP (Campo Grande).
O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior, destacou a importância da colaboração popular: “Falamos todos os dias sobre o quanto é importante a civilidade do cidadão na convivência com a cidade. Os agentes do BRT Seguro estão atuando para evitar esse tipo de situação. O cidadão pode e deve denunciar pelo 1746.”
Desde o início do Programa BRT Seguro, em junho de 2021, já foram realizadas 4.919 prisões por crimes como roubo, furto, vandalismo e importunação sexual, além de 20.324 autuações por calote e 29.638 infrações de trânsito.






