Numa mobilização histórica pela vida, três dos maiores nomes do samba, Alcione, Xande de Pilares e Jorge Aragão, uniram vozes para convocar doadores para o Hemorio com a iminência de uma baixa dos estoques durante o Carnaval. O hemocentro coordenador do estado, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), detecta uma redução média de 30% nos estoques durante a folia.
O chamado entoado pelos artistas busca conscientizar a população de que o sistema de saúde não para. Ao todo, o Hemorio abastece 100 unidades de saúde em todo o estado e precisa de 300 doações diárias para manter os estoques estáveis. Cada doação pode salvar até quatro vidas.
“O sangue é insubstituível, e se torna ainda mais necessário durante feriados longos, em que, por exemplo, os acidentes aumentam. Além disso, alguns hemocomponentes como as plaquetas têm validade de apenas cinco dias, o que torna a doação constante uma necessidade logística vital. Se você puder, venha ao Hemorio e salve vidas doando sangue”, explica o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.
Quem pode doar
Quem deseja doar precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal e portar autorização disponível no site hemorio.rj.gov.br.
Não é necessário jejum, apenas evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da coleta e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de drogas não estão aptos à doação.
Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou pelo Disque-Sangue: 0800 282 0708, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados.






