A Comissão de Transportes da Alerj vai solicitar à Secretaria de Estado de Segurança Pública um levantamento das áreas com maior incidência de roubos de veículos no Rio de Janeiro. O objetivo é verificar se a instalação de radares e lombadas eletrônicas nas rodovias estaduais considera os critérios de segurança dos motoristas.
O pedido será feito pelo presidente da comissão, deputado estadual Dionísio Lins, que também quer acesso aos estudos técnicos utilizados para definir os pontos de implantação dos equipamentos.
A iniciativa surge após o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro suspender os pagamentos relacionados ao contrato para instalação de 390 novos radares nas rodovias estaduais.
Segundo o parlamentar, a comissão pretende analisar se os equipamentos estão sendo instalados em locais onde há maior risco de roubos e furtos. Ele destacou que há previsão de instalação de 133 novos radares em 78 pontos da RJ-106, uma das principais rodovias do estado.
Dionísio Lins afirmou que não é contra os equipamentos de fiscalização, mas defende que outras medidas, como passarelas e melhorias na iluminação, também sejam adotadas para aumentar a segurança.
Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que a região de Rio do Ouro registrou 112 roubos de veículos nos primeiros meses deste ano, contra 47 no mesmo período do ano passado, um aumento de 138,2%.
Com as informações solicitadas, a comissão pretende avaliar os critérios adotados para a instalação dos radares e discutir medidas que aliem segurança viária e combate à criminalidade.










