O Alto da Boa Vista voltou a confirmar, neste janeiro, sua condição de um dos bairros mais úmidos do Rio. Localizada na Floresta da Tijuca e cercada por relevo elevado e mata densa, a região já acumulou 424,4 milímetros de chuva neste mês, volume 72,6% acima da média climatológica esperada para janeiro.
No bairro, a combinação entre floresta fechada, temperaturas mais amenas e circulação constante de umidade favorece a formação de nuvens carregadas, fazendo com que registre volumes elevados mesmo quando outras regiões da cidade recebem chuva mais fraca. Historicamente, é uma das primeiras áreas a acusar acumulados expressivos em períodos de atuação de sistemas como a Zona de Convergência do Atlântico Sul.
A instabilidade não deve dar trégua nos próximos dias. No sábado, a atuação da ZCAS sobre o Sudeste mantém o tempo fechado no Rio, com previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento. Os ventos variam de fracos a moderados, e as temperaturas seguem amenas.
Entre domingo e terça-feira, a influência de um canal de umidade sustenta o céu nublado, com previsão de chuva principalmente a partir da tarde.






