Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
MPF cobra mapeamento de cemitérios clandestinos no Rio após caso Acari
Estado
MPF cobra mapeamento de cemitérios clandestinos no Rio após caso Acari
Sobrado vizinho ao Real Gabinete e a prédio da UFRJ, no Centro, pega fogo
Rio de Janeiro
Sobrado vizinho ao Real Gabinete e a prédio da UFRJ, no Centro, pega fogo
Fábrica do Samba deve entregar primeiros barracões em 2026, diz Paes
Rio de Janeiro
Fábrica do Samba deve entregar primeiros barracões em 2026, diz Paes
Canudo que detecta metanol em bebidas pode custar R$ 2
Saúde
Canudo que detecta metanol em bebidas pode custar R$ 2
Idosos são encontrados amarrados em asilo clandestino no Catumbi
Estado
Idosos são encontrados amarrados em asilo clandestino no Catumbi
Zubeldía perde Freytes e prepara mudanças no Fluminense para enfrentar o Internacional
Fluminense
Zubeldía perde Freytes e prepara mudanças no Fluminense para enfrentar o Internacional
Deputados aprovam pena de até 30 anos para ataques a cidades
Brasil
Deputados aprovam pena de até 30 anos para ataques a cidades

Alunos de Santa Cruz participam de projeto que une poesia, leitura e expressão social

A proposta busca estimular a leitura e a expressão entre estudantes do ensino fundamental.

Siga-nos no

Divulgação

A partir desta quarta-feira (8), a Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, em Santa Cruz, recebe dez oficinas voltadas para alunos entre 12 e 14 anos sobre o slam — palavra que em inglês significa batida ou impacto, usada também para designar a poesia falada de caráter crítico e social, recitada sem o uso de música ou figurino.

Os estudantes participarão das atividades até a metade de novembro.
O projeto já passou por 13 escolas do município e da Região Metropolitana do Rio, alcançando mais de 2.770 jovens.
O objetivo é estimular a literatura, a leitura e a expressão poética entre os alunos.

A iniciativa é da organização Alkebulan Arte & Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Impacto nas escolas

O coordenador do projeto, Felipe Calarco, afirma que a experiência tem impacto positivo no interesse dos estudantes pela leitura.
Segundo ele, muitos jovens tímidos passam a se expressar com mais segurança, tanto na fala quanto na escrita, e alguns descobrem na poesia uma forma de lidar com sentimentos e experiências pessoais.

Há também relatos de alunos que passaram a ler e escrever espontaneamente após participar das oficinas.
Apesar dos resultados, Calarco aponta dificuldades financeiras para estruturar melhor o projeto Poéticas na Escola e ajustar a rotina com o calendário das unidades.
Na escola Emilinha Borba, as oficinas acontecerão no contraturno.

O slam surgiu em Chicago (EUA) nos anos 1980 e, no Brasil, foi abraçado pela juventude das periferias como uma ferramenta de expressão e resistência, consolidando um circuito nacional de batalhas poéticas.