Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Brasil envia terceiro avião com hospital de campanha e insumos para vítimas de terremotos
Brasil
Brasil envia terceiro avião com hospital de campanha e insumos para vítimas de terremotos
Conar suspende propagandas de apostas na CazéTV durante a Copa do Mundo
Brasil
Conar suspende propagandas de apostas na CazéTV durante a Copa do Mundo
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
Estado
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
MP denuncia PMs por morte de menino no Complexo do Alemão
Rio de Janeiro
MP denuncia PMs por morte de menino no Complexo do Alemão
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Estado
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Rio de Janeiro
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
Destaque
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Ana Tereza Basílio é eleita presidente da OAB-RJ

Siga-nos no

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OABRJ) terá uma mulher como presidente pela primeira vez em mais de 90 anos de história. Com todas as 243 urnas apuradas, a advogada Ana Tereza Basílio foi eleita com 52,97% dos votos (31.794) para o comando da entidade, nesta segunda-feira (25), derrotando Marcello Oliveira, que obteve 36,05%.

Ana Tereza é bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, formada em dezembro de 1989, e pós-graduada em Direito Norte-Americano pela Universidade de Wisconsin. Foi juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE), de dezembro de 2010 a julho de 2015, e diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio (EJE), de março de 2011 a dezembro de 2013.

Foi presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da OABRJ de dezembro de 2004 a dezembro de 2006, presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da entidade, de outubro de 2003 a dezembro de 2006, vice-presidente da Comissão de arbitragem da OABRJ, de outubro de 2003 a dezembro de 2006, e conselheira titular da instituição nos triênios 2000 a 2003 e 2003 a 2006.

Em novembro de 2018, foi eleita vice-presidente da OABRJ, para o triênio 2019 a 2021. Em 2019 foi nomeada membro do Fórum Permanente da Comissão de Arbitragem da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ). Em agosto de 2021, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos em Proteção de Dados (Ibradados), assumindo a presidência até abril de 2022.

No mês de novembro de 2021, foi reeleita vice-presidente da OABRJ, para o triênio 2022 a 2024. Em maio de 2022, foi nomeada membro do Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa, da Emerj. Em junho de 2022, foi convidada pela Firjan para ser conselheira do Conselho de Mulheres e ainda em junho de 2022 nomeada como presidente da Comissão de Celeridade Processual da OABRJ.