Diante da imagem de São Jorge em sua casa na Barra, Zeca Pagodinho diz renovar a fé e a confiança na humanidade — sentimento que também guia o show comemorativo pelos 40 anos de carreira, atração principal do aniversário de 452 anos de Niterói. A grande festa, com entrada gratuita, será realizada neste sábado (22), na Praia de Icaraí.
“Niterói é uma cidade tão bacana, tenho muitos amigos lá. Fiz muitos shows na cidade”, contou Zeca, que transforma qualquer encontro em roda de samba e brinca com o tema: “Ah, todo mundo é meu amigo. Na música, essas coisas acontecem. A gente não programa.”
Para o prefeito Rodrigo Neves, Niterói reafirma sua importância no cenário nacional ao celebrar mais de quatro séculos de história. Uma das cidades mais antigas do país, marcou a formação do Estado do Rio e se reinventou após a fusão com o antigo Estado da Guanabara, há 50 anos, ganhando destaque pela qualidade de vida e pela boa gestão.
No repertório do sambista estão clássicos como “Camarão que dorme a onda leva”, “Verdade”, “Vai vadiar”, “Coração em desalinho”, “Seu balancê”, “Mutirão de amor”, “Ogum”, “Lama nas ruas” e “Deixa a vida me levar”.
A programação começa às 17h com o niteroiense Inácio Rios, filho de Zé Katimba, que abre a noite ao lado de Mingo Silva, Alexandre Marmita, Andrea Beat, Chico Alves, Adriana Dutra, Pedro Ivo, Daniel Scisinio e Bruno Barreto. Antes e depois dos shows, a DJ Cris Pantoja assume o som.
Mantido por Zeca e pelo filho Luizinho, o Instituto Zeca Pagodinho segue em plena atividade, com 250 crianças atendidas gratuitamente em cursos de música sinfônica, artes integradas e cidadania. Carismático, o sambista é conhecido por transformar encontros em rodas de samba, além das habilidades — como ele mesmo brinca — em “gestão de churrascos e feijoadas”. Seu prato favorito? “O cheio”, diverte-se.
A madrinha Beth Carvalho foi a primeira a gravar seu sucesso “Camarão que dorme a onda leva”, abrindo caminho para parcerias que incluíram também Alcione, que eternizou “Mutirão de amor”. Zeca reforça a importância das mulheres em sua trajetória e segue ativo na música: “Andei fazendo um negócio com o Xande (de Pilares), com o Fred Camacho, com o Moacyr Luz.” Sua faixa mais recente, “Fé e esperança”, foi gravada com o neto mais velho, Noah, o “chefe dos netos”.






