O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta segunda-feira (18) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o conflito na Ucrânia. Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 30 minutos e foi marcada pela troca de informações sobre negociações internacionais para encerrar o conflito, que já se arrasta há mais de três anos.
Putin relatou a Lula os principais pontos discutidos na reunião realizada na última sexta (15) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca. De acordo com o Planalto, o líder russo classificou como “positiva” a conversa com o brasileiro e reconheceu o envolvimento do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China que busca construir uma solução diplomática.
O governo brasileiro informou que Lula reafirmou a defesa por uma saída pacífica para o conflito, agradeceu o telefonema e desejou êxito às negociações em andamento.
Apesar dos esforços, as conversas internacionais ainda não apresentaram avanços concretos. Na sexta (15), o encontro entre Trump e Putin terminou sem acordo favorável. Já nesta segunda (18), Trump recebe na Casa Branca o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, além de outros líderes europeus, para tentar destravar as tratativas de paz.
Esta foi a segunda vez, em menos de dez dias, que Lula e Putin conversaram por telefone sobre a crise. No dia 9 de agosto, os dois já haviam dialogado sobre caminhos diplomáticos para encerrar o conflito.