A organização do Prêmio Earthshot, considerado o “Oscar da Sustentabilidade”, informou que está em contato com autoridades fluminenses e acompanha a situação da capital após a megaoperação policial e as ações de retaliação de criminosos registradas nesta terça-feira (28/10).
Em nota divulgada à coluna de Ancelmo Gois, a entidade destacou que “segue todas as recomendações de segurança das autoridades locais” e mantém o planejamento do evento, que contará com a presença do Príncipe William e de outras personalidades internacionais.
O plano operacional da Prefeitura do Rio, anunciado na terça-feira, prevê uma operação especial de segurança a partir deste fim de semana. Serão mais de 600 agentes da Guarda Municipal atuando diariamente, com 35 viaturas e o apoio do Centro de Operações Rio (COR). O reforço será concentrado em áreas de grande circulação, como o Centro, Zona Portuária, Flamengo e Zona Sul, além dos acessos ao Museu do Amanhã, onde ocorrerá a cerimônia.
A CET-Rio informou que não haverá grandes alterações no trânsito, mas serão feitos bloqueios pontuais e interdições temporárias para passagem de comboios e delegações. Os deslocamentos serão monitorados em tempo real, com painéis eletrônicos informando motoristas sobre rotas alternativas.
O esquema também inclui reforço de vigilância urbana e patrulhamento preventivo nos entornos de hotéis da orla e locais de evento. Além da segurança, a Comlurb mobilizou 400 garis para limpeza diária das áreas que receberão o público e as delegações.






