A aprovação do governador Cláudio Castro cresceu de forma expressiva entre os moradores do Rio após a megaoperação nos Complexos da Penha e do Alemão. A nova pesquisa da Prefab Future, divulgada nesta sexta-feira (28), mostra que 41,7% dos entrevistados avaliam positivamente o governo — o melhor desempenho desde o início da série.
O avanço é consistente: em fevereiro, Castro registrava 23,6% de aprovação; em agosto, 30,3%. Agora, pela primeira vez em três anos, a aprovação supera a desaprovação, que caiu para 33,5% em novembro.
Esse movimento também refletiu na disputa para o Senado. O governador cresceu de 11,2% em agosto para 20,2% em novembro, ultrapassando o senador Flávio Bolsonaro, que recuou de 22,2% para 18,3%.
Segundo o diretor de pesquisas quantitativas da Prefab Future, Henrique Serra, o cenário é consequência direta da percepção de “autoridade e capacidade de comando” atribuída a Castro pela população após as ações de segurança pública.
O levantamento ainda aponta um dado que ajuda a entender o clima no estado: 79,9% dos entrevistados acreditam que o Rio de Janeiro está dominado por criminosos. Apenas 13,6% discordam e 6,5% não souberam responder.
A pesquisa ouviu presencialmente mais de dois mil moradores entre 19 e 23 de novembro.






