A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu para 38%, o nível mais baixo desde seu retorno ao poder. O novo levantamento da Reuters/Ipsos, divulgado nesta terça-feira (18), mostra que os americanos estão cada vez mais insatisfeitos com sua atuação diante do alto custo de vida e da disputa política envolvendo a liberação dos arquivos do falecido criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein.
A pesquisa, realizada ao longo de quatro dias e concluída na segunda-feira (17), surge em um momento em que a influência de Trump dentro do Partido Republicano dá sinais de enfraquecimento. O Congresso aprovou uma medida para obrigar a divulgação de documentos do Departamento de Justiça sobre Epstein — iniciativa à qual Trump resistiu por meses, antes de mudar de posição no último domingo.
O levantamento mostra que a aprovação do presidente caiu dois pontos em relação ao início de novembro. Trump iniciou seu segundo mandato com 47% de apoio, mas já acumula uma queda de nove pontos desde janeiro, aproximando-se dos índices mais baixos de seu primeiro governo e do patamar de aprovação de Joe Biden, que chegou a 35%.
O tema do custo de vida tem sido central para a insatisfação dos americanos, repetindo um desgaste que também marcou a gestão anterior. A pesquisa entrevistou 1.017 adultos nos EUA em formato online e tem margem de erro de três pontos percentuais.






