Ao menos um atirador abriu fogo neste sábado (13) no campus da Universidade Brown, no estado de Rhode Island, nos EUA. Duas pessoas morreram, e nove feridos foram levados a hospitais em condição grave.
A universidade diz que ninguém foi preso e todos no campus devem permanecer abrigados, segundo o prefeito da cidade de Providence, Brett Smiley.
Segundo o presidente da universidade, as vítimas mortas eram estudantes. O prefeito afirmou que não tem motivos para acreditar que haja ameaças adicionais relacionadas ao tiroteio.
A instituição chegou a informar que um suspeito havia sido detido, mas retirou a notificação e reforçou os pedidos para que todos os frequentadores do local permanecessem abrigados. Segundo Smiley, nenhuma arma foi apreendida, e não se sabe qual ou quais tipos de armas de fogo foram utilizadas.
A Brown é parte do prestigiado grupo de universidades Ivy League, da qual também fazem parte Harvard, Yale, Columbia, Princeton, Cornell, Dartmouth e a Universidade da Pensilvânia.
A ação teve início perto do edifício Barus e Holley, um complexo de sete andares que abriga a escola de engenharia e o departamento de física da universidade. De acordo com o site da instituição, o prédio inclui mais de 100 laboratórios, dezenas de salas de aula e escritórios.
O primeiro alerta de atuação de um atirador foi disparado pela Brown às 16h22, no horário local (18h22 em Brasília). Um novo alerta às 17h dizia que um suspeito já estava sob custódia, mas ele foi substituído por uma atualização às 17h11, que ainda se mantém, de que não há detidos. O chefe da polícia de Brown disse que a situação ainda é “fluida”.
O presidente Donald Trump disse no final da tarde que havia sido informado sobre o tiroteio.
Os estudantes foram orientados a permanecer em seus locais enquanto a polícia respondia à ocorrência, e os habitantes da região foram aconselhados a evitar a área. Um policial alertou a imprensa para que se abrigasse em seus veículos, pois a área ainda estava em andamento.
As autoridades alertaram que as informações ainda eram preliminares, enquanto os investigadores trabalhavam para determinar o que havia ocorrido.
A polícia estava investigando ativamente e ainda coletando informações no local, disse Kristy DosReis, chefe de informações públicas da cidade de Providence. O FBI informou que estava auxiliando na resposta à ocorrência.
Fundada em 1764, a Brown é uma das universidades mais antigas e importantes dos EUA. A instituição conta com mais de 10 mil alunos em seu corpo discente.






