O governador em exercício, Rodrigo Bacellar, disse que o agora ex-secretário Washington Reis é “insubordinado” e que precisa ter diálogo com o secretário. Afirmou também que não consultou Cláudio Castro para tomar a decisão porque tem liberdade para atuar.
“O motivo é bem simples: eu não posso ter como secretário um secretário que é insubordinado a mim, mal fala comigo. Uma vez assumindo esse posto aqui, preocupado inclusive com o RJ, você imagina só: um acidente agora, por exemplo, na Supervia, nas linhas de trem, e eu não consigo falar com o secretário porque ele é insubordinado a mim, mal fala comigo? Então, não restou outra alternativa senão excluí-lo do governo.”
Washington Reis, então secretário de estado de transportes foi exonerado do cargo nesta quarta-feira pelo governador em exercício Rodrigo Bacellar. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado. O governador Cláudio Castro estava em viagem internacional.
O presidente da Alerj afirmou que Castro, que viajou horas antes do anúncio da decisão, não sabia que ele iria demitir Reis.
“De forma alguma. Eu tenho uma relação com Cláudio completamente de liberdade, ele sabe disso. Fui convidado por ele a seguir com o governo no ano que vem, já é normal que a gente estar trabalho uma transição de quem fica e quem vai sair. É natural que o governador me dê liberdade para atuar, e é com essa liberdade que eu tomei essa decisão única e exclusivamente deliberada, de minha responsabilidade.”
Reação de Washinston Reis
Reis disse que a decisão não tem valor e que Bacellar a tomou para “aparecer” e disse que ouviu de Castro, na noite de quarta-feira (2), que não seria demitido.
“O governador falou: ‘Washington Reis, fica tranquilo, vai trabalhar’. E não foi surpresa esse comportamento. Até porque essa assinatura dele não tem valor nenhum. Ele não foi eleito, ele não é governador. O governador está voltando na segunda-feira, tenho uma ótima relação com o governador. Ele fez para aparecer. Se ele botasse uma melancia no pescoço, seria até mais plausível.”
Reis afirmou que negou apoio à candidatura de Bacellar ao governo em 2026 e que isso teria motivado a exoneração.
Novo comando
O governador em exercício, Rodrigo Bacellar (União), designou o secretário estadual de Governo, André Moura, para responder interinamente pela Secretaria de Transportes. O ato foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4).
O titular da secretaria, Washington Reis, foi exonerado nesta quinta-feira, em meio a uma crise política. O governador Cláudio Castro (PL) está em Portugal, participando do Fórum Jurídico de Lisboa. Ele só deve estar de volta na próxima segunda-feira.