A massa de ar polar que atingiu o Brasil no último fim de semana continuará mantendo as temperaturas baixas em grande parte do país nos próximos dias. O amanhecer e o fim da tarde de terça-feira (12/08) e quarta-feira (13) devem seguir com frio intenso, e na quinta-feira (14) uma nova frente fria vai reforçar as baixas temperaturas.
Nesta terça-feira, há previsão de chuva fraca entre o Espírito Santo e a Bahia, enquanto ventos vindos do mar podem provocar precipitações passageiras entre Sergipe e o leste do Rio Grande do Norte. No Norte do país, pancadas de chuva acompanhadas de raios também podem ocorrer. Já nas demais regiões, o tempo seco e a baixa umidade do ar vão predominar nas horas mais quentes do dia.
Segundo o Climatempo, entre quarta e quinta-feira, a frente fria deve avançar pelo Sul e pelo leste de São Paulo, acompanhada de uma nova massa de ar polar. Embora não seja considerada uma onda de frio, o sistema vai dificultar a elevação das temperaturas no Centro-Sul por vários dias. No litoral da região Sul, haverá aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas, mas sem grandes impactos no interior.
No Sudeste, o avanço do sistema vai reativar áreas de instabilidade no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, trazendo chuvas leves a moderadas e persistentes no fim de semana. No leste de Minas Gerais, a nebulosidade deve aumentar, especialmente nas regiões do Vale do Rio Doce e Vale do Jequitinhonha, que podem registrar precipitações fracas entre sexta-feira e domingo.