– Reafirmo que não vamos tolerar barricadas no Rio de Janeiro. Estamos devolvendo o direito de ir e vir da população. O Estado não vai permitir que criminosos limitem territórios e ditem regras nas comunidades. O Barricada Zero é um programa do Governo do Estado em parceria com as prefeituras que veio pra ficar. Nosso monitoramento é contínuo. Se os criminosos insistirem em reinstalar as barricadas, vão receber uma visita do Bope e da Core – declarou Cláudio Castro.
Em uma semana, 13 criminosos foram presos: incluindo o “Mentor das Barricadas”, responsável por planejar e coordenar a instalação das barreiras usadas pelo crime organizado em favelas, e dois criminosos que dispararam contra um servidor durante a operação em Duque de Caxias.
Além disso, seis armas (2 fuzis, 1 submetralhadora e 3 pistolas) e uma farta quantidade de drogas e munições foram apreendidas. No Jardim Catarina (São Gonçalo), foi localizada uma estufa de maconha, utilizada para cultivo e preparo da droga. Dez veículos roubados foram apreendidos.
Antes da coletiva, o governador e os secretários da área de segurança se reuniram para avaliar os resultados da primeira semana e definir os próximos passos da Operação Barricada Zero. Participaram os secretários do Gabinete de Segurança Institucional, Edu Guimarães; de Segurança Pública, Victor dos Santos; de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes; de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca; de Polícia Civil em exercício, Márcia Xavier; e de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles.
Desde o início da Operação Barricada Zero, 45 comunidades foram atendidas em sete municípios (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, Japeri e São Gonçalo). Para atuar nestes territórios, foram mobilizados 916 agentes de segurança, 716 policiais militares e 200 policiais civis.
71 toneladas na manhã de segunda-feira
O governador também informou o balanço parcial desta segunda-feira (01/12): 71 toneladas, até o início da tarde, em comunidades das cidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Duque de Caxias. Simultaneamente, as equipes seguem atuando nas regiões onde a operação foi iniciada na última semana.
Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional, a Operação Barricada Zero conta com o apoio das forças de segurança do Estado. As equipes atuam diariamente na desobstrução de vias bloqueadas e na recuperação de trechos de asfalto danificados. Os agentes trabalham de forma contínua com o auxílio de máquinas como retroescavadeiras e rompedores hidráulicos.






