A base aliada do governo no Congresso obteve uma série de vitórias nesta quinta-feira (16) durante a CPI mista que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Deputados e senadores rejeitaram a convocação de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os parlamentares também retiraram de pauta pedidos de quebra de sigilo do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi e da publicitária Danielle Fonteles. As decisões foram vistas como uma estratégia para conter o avanço da oposição nas investigações.
Conhecido como Frei Chico, José Ferreira da Silva não é formalmente investigado pela Polícia Federal. Mesmo assim, vinha sendo alvo de críticas de opositores, que tentam associar o escândalo de descontos irregulares em benefícios à gestão de Lula.
Durante a sessão, parlamentares governistas defenderam que a CPI mantenha o foco em entidades sindicais e ex-dirigentes da Previdência. A oposição, por outro lado, promete insistir em novas convocações nas próximas reuniões.