Antes de mais anda, Palmeiras e Flamengo pediram à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para que seus jogadores não fossem convocados para a Seleção Brasileira no segundo semestre de 2025. O pedido, feito de forma discreta. Porém, teve impacto imediato nas decisões de Carlo Ancelotti.
A Agência RTI Esporte apurou que o treinador italiano se mostrou surpreso e, por isso, evitou chamar atletas que atuam no país para esta Data Fifa. A justificativa dos clubes é clara: proteger o elenco em meio ao calendário sobrecarregado e à maratona de viagens.
O segundo semestre coincide com fases decisivas da Copa Libertadores da América, do Campeonato Brasileiro, e da Copa do Brasil. Além disso, partidas em locais de grande deslocamento — como Bolívia ou Ásia — elevam o desgaste físico e logístico.
Nos bastidores, dirigentes de ambos os clubes argumentaram que os atletas já enfrentam viagens longas e gramados em más condições no calendário nacional. A CBF ouviu as ponderações e repassou a situação à comissão técnica.
Ainda segundo apurou a reportagem, Carlo Ancelotti, que preza por planejamento, continuidade e aceitou os argumentos. Desde então, tem preferido observar jogadores que atuam na Europa, alegando fases de testes e necessidade de adaptação do elenco.
Apesar da restrição informal, quando há cortes por lesão em atletas europeus, os convites para substituição geralmente recaem sobre jogadores que atuam no Brasil. Essa flexibilidade tem agradado à CBF, que mantém um bom relacionamento com Palmeiras e Flamengo.
Entre as justificativas apresentadas por Carlo Ancelotti nas últimas entrevistas, destacam-se dois pontos: a fase de observação de novos nomes e a longa viagem até a Ásia, que compromete o rendimento físico na volta aos clubes.
Como ficou a convocação da Seleção Brasileira após 3 cortes?
- Goleiros: Bento (Al-Nassr), John (Nottingham Forest), Hugo Souza (Corinthians)
- Defensores: Caio Henrique (Monaco), Carlos Augusto (Internazionale) Douglas Santos (Zenit), Militão (Real Madrid), Fabricio Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Beraldo (PSG), Vitinho (Botafogo), Paulo Henrique (Vasco)
- Meio-campistas: André Trindade (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Joelinton (Newcastle), Paquetá (West Ham)
- Atacantes: Estevão (Chelsea), Martinelli (Arsenal), Igor Jesus (Nottingham Forest), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Júnior (Real Madrid).
*Reportagem: Wilson Pimentel/ Agência RTI Esporte