Em prisão domiciliar desde 4 de agosto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para realizar uma comemoração familiar pelos 15 anos de sua filha, Laura Firmo Bolsonaro.
Segundo a defesa, o evento está programado para 18 de outubro e terá caráter estritamente familiar e restrito, com um almoço simples na residência do ex-presidente. O pedido destaca que estarão presentes amigos próximos da aniversariante e da família, incluindo a senadora Damares Alves, a madrinha de Laura, Rosimary Cardoso Cordeiro, e membros de um grupo de oração que frequenta o local.
A solicitação também menciona Pablo Agustin Fernandez Tabeira, amigo da família, que deve viajar de São Paulo para o evento e ficar hospedado entre os dias 17 e 19 de outubro, como faz em outras ocasiões.
Recentemente, Moraes autorizou a visita da médica Marina Grazziotin Pasolini para atender Bolsonaro, após episódios de soluços persistentes. O ministro determinou que os médicos do ex-presidente têm livre acesso à residência para atendimentos e podem solicitar internação em casos de urgência, desde que o STF seja comunicado em até 24 horas.
A defesa havia solicitado também a revogação da prisão domiciliar, mas o pedido foi negado por Moraes, que manteve as medidas cautelares e citou reiterados descumprimentos das restrições impostas anteriormente.