A maior colônia de férias gratuita da América Latina tem início nesta quarta-feira (21/01) em 29 praias do litoral do Estado do Rio de Janeiro. O Projeto Botinho, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) em parceria com o SESC-RJ, atenderá cerca de 5 mil crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, oferecendo atividades educativas e recreativas até o dia 30 de janeiro.
Reconhecida como referência no Brasil e no exterior, a iniciativa contribui para a formação de jovens mais conscientes e preparados para a vida em sociedade. As ações são realizadas das 8h às 11h e incluem exercícios físicos na areia, orientações sobre segurança no mar, noções de primeiros socorros e educação ambiental. Toda a programação é planejada para estimular a convivência social e reforçar a prevenção de afogamentos.
Os participantes são organizados em três grupos, de acordo com a faixa etária: Golfinho, para crianças de 7 a 10 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 17 anos. Ao final de duas semanas de atividades, todos recebem certificado de participação.
“O Projeto Botinho é uma ferramenta fundamental de educação e prevenção. Ao longo das atividades, crianças e adolescentes aprendem sobre segurança, cidadania e respeito à natureza, levando esse conhecimento para além da praia e ajudando a construir uma cultura de prevenção desde cedo”, destaca o coronel Tarciso Salles, secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.
A iniciativa fortalece valores fundamentais para a formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a segurança e o meio ambiente.
“O apoio do Sesc RJ ao Projeto Botinho traduz, na prática, nossa missão institucional. A iniciativa contribui diretamente para a segurança nas praias, ao mesmo tempo em que estimula a consciência ambiental e a formação cidadã desde a infância. Ao trabalhar valores como disciplina, responsabilidade e convivência, o projeto deixa um legado que ultrapassa o período do verão e impacta positivamente as comunidades. Para nós, é motivo de satisfação estar ao lado de ações que geram aprendizado, proteção e qualidade de vida”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ.






