O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro deu início nesta sexta-feira (19/12) à Operação Verão, que intensifica ações de prevenção de acidentes e salvamentos nas praias do estado. A mobilização ocorre às vésperas do início oficial do verão, marcado para domingo (21/12).
A abertura da operação contou com uma cerimônia na Praia de Copacabana, onde foi realizada uma simulação de salvamento envolvendo botes, helicóptero e moto aquática, demonstrando a estrutura que será utilizada ao longo da temporada.
Entre as medidas adotadas, a corporação ampliou o uso de postos de atendimento móveis, com o objetivo de aproximar as equipes de guarda-vidas da população e agilizar o socorro em casos de emergência.
“Os postos móveis vão dar mobilidade operacional às nossas equipes, com infraestrutura, fazendo com que o guarda-vidas esteja mais confortável”, afirmou o coronel Mário Verdini, comandante de atividades marítimas.
Outra novidade desta edição da Operação Verão é o uso de drones equipados com avisos sonoros. Os equipamentos serão utilizados para orientar e alertar banhistas sobre riscos no mar e em áreas perigosas.
“Vamos ter drones com avisos sonoros, orientando os banhistas para que não fiquem nas encostas, nos costões e tenham tranquilidade no banho de mar”, explicou Verdini.
A Operação Verão segue durante toda a estação, período em que aumenta significativamente o número de frequentadores nas praias do Rio de Janeiro.






