O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) lançou nesta sexta-feira (19/12) a Operação Verão 2025/2026, considerada a maior ação de prevenção de afogamentos ao longo da orla marítima fluminense. A principal novidade desta edição é a implantação de postos móveis de salvamento, que serão distribuídos de forma estratégica em praias de todo o estado para ampliar a capacidade de resposta no período de maior movimento no litoral.
O planejamento prevê presença contínua dos bombeiros em toda a costa, por meio de Grupamentos Marítimos e unidades que operam com salvamento marítimo. O trabalho envolve monitoramento das condições do mar, orientação aos banhistas, sinalização de áreas de risco e intervenção rápida em ocorrências.
Segundo o governo estadual, só em 2025 foram empregados mais de R$ 23 milhões na segurança no mar. O investimento inclui aquisição de drones com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, equipamentos modernos de mergulho e resgate, itens de proteção individual para guarda-vidas e revitalização de unidades que oferecem o serviço de salvamento marítimo.
O governador Cláudio Castro afirmou que a operação busca fortalecer a atuação preventiva e dar melhores condições de trabalho ao efetivo. “Nossos bombeiros são referência em salvamento marítimo. Com a Operação Verão, damos melhores condições de trabalho aos militares e reforçamos a presença do Corpo de Bombeiros nas praias, atuando de forma preventiva para salvar vidas. É mais segurança para moradores e turistas durante o período de maior movimento no litoral fluminense”.
Os postos móveis, segundo o CBMERJ, são pensados para acompanhar variações de público e mudanças nas condições ambientais. A estrutura, mais flexível, permite deslocamento e adaptação conforme o fluxo de banhistas. Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, o novo formato aumenta a agilidade no atendimento. “Permitem uma resposta mais rápida e dinâmica, acompanhando o fluxo de banhistas e as mudanças nas condições do mar, fortalecendo ainda mais a atuação preventiva da corporação”.
A operação também prevê reforço de comando e controle, ampliação do efetivo empregado, otimização dos meios disponíveis e intensificação de campanhas educativas ao longo do verão. Outro ponto citado é a integração com órgãos estaduais, municipais e federais, para dar mais eficiência e alinhar as ações no litoral.
Como parte do reforço de estrutura, o CBMERJ prevê entregar à população as novas instalações do 2º Grupamento Marítimo, na Barra da Tijuca, que passou por obras de revitalização, com a promessa de melhores condições de trabalho aos militares e atendimento mais eficaz nas ocorrências.






