A Polícia Militar do RJ iniciou, na manhã desta quarta-feira (23/07), uma operação nas comunidades da Vila do João e Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré, para cumprir mandados de prisão contra criminosos de fora do estado que estão escondidos nas favelas — no território dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Pelo menos 3 homens foram baleados: um morador de 46 anos, atingido na Vila dos Pinheiros e levado para o Hospital Federal de Bonsucesso. Ferido no tórax, ele passou por cirurgia, e o quadro dele era grave; 2 suspeitos não identificados, atingidos durante confronto, internados sob custódia no Hospital de Acari.
PMs encontraram na Maré um laboratório para produção de drogas, com prensas, embaladoras e insumos. Um cão farejador localizou 30 kg de cocaína em sacos. Em uma casa no Timbau, os agentes acharam uma estufa de maconha. Dois fuzis e 2 pistolas foram apreendidos.
Tiros desde cedo
Pouco depois das 4h30, moradores relatavam um intenso confronto na Vila do João entre policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a força de elite da PM fluminense, e traficantes.
Criminosos também atearam fogo a barricadas em vias das comunidades para retardar o avanço dos policiais.
Por conta da ação, no início da manhã o trânsito chegou a ficar mais lento na Linha Vermelha no sentido Centro do Rio, mas não houve interdições.