O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (19), que o Brasil chegou a 16 mortes por intoxicação causada por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. No total, foram registrados 97 casos, sendo 62 confirmados e 35 ainda em investigação. Outras 772 suspeitas foram descartadas.
São Paulo segue como o estado mais atingido, com 48 casos confirmados e nove mortes. As autoridades paulistas também descartaram 511 notificações, indicando que o volume de suspeitas tem sido alto nas últimas semanas. Cinco óbitos seguem sob análise no estado.
As demais mortes confirmadas ocorreram no Paraná (3), em Pernambuco (3) e no Mato Grosso (1). Há outros dez óbitos em investigação distribuídos entre São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Mais de 50 suspeitas de morte já foram descartadas pelas secretarias de saúde.
Além dos quatro estados com vítimas fatais, há registros de intoxicação confirmada no Rio Grande do Sul, que contabiliza um caso. Outras ocorrências foram confirmadas no Paraná (6), Pernambuco (5) e Mato Grosso (2). O avanço dos números tem preocupado autoridades sanitárias.
Casos suspeitos continuam sob apuração em Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Paraná, Bahia, Minas Gerais e Tocantins. O ministério reforça que a orientação é evitar o consumo de bebidas de procedência desconhecida, principal foco das investigações que seguem em curso.






