A seleção feminina de futebol entra em campo nesta terça-feira (22/07) podendo garantir vaga antecipada às semifinais da Copa América, no Equador.
As brasileiras terão pela frente o Paraguai no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, a partir de 21h (horário de Brasília).
O Brasil venceu os dois jogos que disputou (2 a 0 na Venezuela, 6 a 0 na Bolívia) e lidera o Grupo B com seis pontos. O embate com as bolivianas foi na última quarta-feira (16), ou seja, a equipe teve cinco dias de intervalo.
Em caso de novo triunfo, a seleção de Arthur Elias já assegura um lugar na semifinal. Se a partida terminar empatada, a classificação antecipada ocorre apenas se a Colômbia não ganhar da Bolívia no duelo que antecede o das brasileiras, às 18h, no mesmo local.
A equipe verde e amarela tem dois desfalques para o compromisso: Fê Palermo e Gabi Portilho, que receberam dois cartões amarelos – um em cada jogo – e estão suspensas. Antônia deve ocupar a lateral direita, enquanto Luany, autora de dois gols sobre a Bolívia, deve formar o ataque com Kerolin e Gio Garbelini ou Amanda Gutierres.
O Paraguai, comandado pelo brasileiro Fábio Fukumoto, foi superado na rodada passada pela Colômbia, por 4 a 1. Com três pontos, aparece na quarta posição do Grupo B, atrás de Brasil (nove), Venezuela (quatro) e das colombianas (quatro). Se vencer nesta terça, a Albiroja ultrapassaria as brasileiras, já que o confronto direto é o primeiro critério de desempate.
Os dois primeiros colocados avançam às semifinais. Os dois finalistas da Copa América garantem vaga na Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.
O Brasil venceu os cinco duelos que fez com o Paraguai na história do futebol de mulheres. São 19 gols marcados e apenas dois sofridos. O último embate foi pelas semifinais da Copa América de 2022, na Colômbia. As brasileiras ganharam por 2 a 0, gols de Ary Borges (que está no elenco desta edição) e Bia Zaneratto no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga.