O Programa BRT Seguro completou, nesta semana, 5.000 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual em todo o sistema. Iniciado em junho de 2021, o projeto também aplicou mais de 20 mil infrações por calote e mais de 30 mil multas de trânsito. Com mais de 400 agentes patrulhando terminais e articulados diariamente, o programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), levou à redução de 90% do vandalismo nas estações da Transoeste, Transcarioca, Transbrasil e Transolímpica.
O monitoramento do Centro de Controle e Operações (CCO) da Mobi-Rio é um dos pilares do programa. Vinte funcionários se revezam 24 horas por dia observando as 2.205 câmeras instaladas nas estações, permitindo identificar ações suspeitas em tempo real. Quando algo é detectado, equipes do BRT Seguro são acionadas imediatamente. Todos os agentes passaram por cursos de qualificação específicos para atuar nos corredores.
Nesta quarta-feira (19/11), mais uma prisão foi registrada. Um homem foi detido enquanto furtava cabos de um bueiro na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, próximo à estação Rede Sarah, no corredor Transcarioca, na Barra Olímpica. Os agentes perceberam a tampa do bueiro aberta durante o patrulhamento e deram voz de prisão ao suspeito. O material e as ferramentas foram encaminhados à 16ª DP (Barra da Tijuca), onde o homem permaneceu preso antes de ser levado ao sistema prisional.






