O Museu José de Dome, o Charitas, em Cabo Frio, recebe neste sábado (18), às 19h, a 120ª edição da Série Jovens Pianistas. O evento, com entrada franca, apresenta o capixaba Estêvão Gomes, de 16 anos, considerado uma das grandes promessas da música erudita brasileira.
A série, criada e dirigida por Hasenclever da Silva Oliveira, é uma das mais tradicionais do país e tem revelado novos talentos da música clássica há décadas. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc, e busca valorizar jovens intérpretes brasileiros.
Nascido em Vitória (ES), Estêvão iniciou os estudos de piano aos nove anos e realizou seu primeiro recital solo dois anos depois. Desde então, acumula prêmios em concursos nacionais e internacionais, com destaque para o Concurso Gilberto Tineti e o Programa Prelúdio 2024, que lhe garantiu bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, na Hungria.
Em 2023, o pianista fez história ao se tornar o brasileiro mais jovem a executar integralmente os Estudos Op. 25 de Frédéric Chopin. No ano seguinte, apresentou “Os 27 Desafios – A Integral dos Estudos de Chopin”, consolidando seu nome entre as jovens referências da música clássica do país.