O bloco Cacique de Ramos, que completa 65 anos de fundação, divulgou o esquema de desfiles para o Carnaval 2026. A agremiação sairá às ruas no domingo, segunda e terça-feira de carnaval — dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Este será o primeiro cortejo do grupo sem a presença de seu fundador, Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, que morreu no ano passado.
O desfile, como no ano passado, será na Avenida República do Chile, no Centro, trecho que passou a ser identificado oficialmente como Circuito Bira Presidente por meio de um decreto da prefeitura. A concentração está marcada para às 17h, com previsão de início do cortejo às 19h30.
Alegoria com mecanismo especial
Com o enredo “Bira Presidente: O Show Tem Que Continuar”, o bloco levará para a avenida um carro alegórico desenvolvido exclusivamente para a homenagem. A estrutura contará com duas esculturas principais.
A primeira é uma representação em tamanho natural de Bira Presidente segurando um pandeiro. A peça, segundo a agremiação, foi projetada com um mecanismo aéreo giratório para ser visualizada de todos os ângulos da avenida. Ao fundo, haverá um busto indígena de 4 metros de altura feito com uma engrenagem dobrável, permitindo que o carro passe sob os viadutos do trajeto sem riscos.
Ala inédita e bateria
Entre as novidades está a estreia da ala “Eu Sou Cacique”, que realiza seu primeiro desfile em 2026 e integra o conjunto de tributos ao fundador. Ao todo, sete alas compõem o desfile deste ano.
A bateria contará com cerca de 250 ritmistas. A abertura do cortejo será marcada pela execução da música “A Última Folha”, composição de Evandro Alves em homenagem a Bira Presidente.






