Os vereadores do Rio voltaram a discutir mudanças no mapa da cidade. Após a criação do bairro Argentino, na Zona Norte, agora a proposta é separar parte da Taquara, na Zona Sudoeste, para formar o bairro Merck.
O projeto de lei complementar, apresentado pelo vereador Flávio Pato (PSD), propõe a criação do novo bairro na região administrativa de Jacarepaguá. A proposta ainda aguarda o parecer de três comissões da Câmara do Rio antes de ser levada à votação em plenário.
O nome Merck faz referência à Companhia Merck S.A., empresa alemã que manteve uma fábrica do setor farmacêutico na região entre 1974 e 2011. Segundo o autor do projeto, a iniciativa busca reconhecer a importância histórica da companhia para o desenvolvimento local.
O território proposto para o novo bairro começaria no Conjunto Habitacional da Merck, na Estrada dos Bandeirantes 1099, e incluiria as ruas Carlos Palut, Frei Luiz Alevato, Ruy de Andrade, Oton Leonardos, José Perigault, Aristoteles de Souza Dantas, Rui Gomes de Almeida, Dr. Quintana e Milton Martins dos Santos.
O último bairro criado no Rio foi o Argentino, oficializado em maio de 2025, após ser desmembrado de Brás de Pina. Com apenas quatro ruas, ele se tornou o menor bairro da cidade. Agora, os vereadores podem dar sequência à tendência de reconfiguração urbana, desta vez em Jacarepaguá.