A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta quarta-feira (10/12), a doação de mais R$ 50 milhões à prefeitura para investimentos na Saúde. O valor é fruto de economias orçamentárias da Casa e eleva para R$ 100 milhões o total repassado ao setor somente em 2025, reforçando ações voltadas ao atendimento da população.
Nos últimos quatro anos, a gestão financeira do Palácio Pedro Ernesto permitiu que o Legislativo destinasse mais de meio bilhão de reais ao Executivo. Os recursos, acumulados por meio de cortes de gastos e reorganização orçamentária, têm sido aplicados em projetos estruturantes da rede municipal.
O presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), afirmou que a Casa “fez o dever de casa” ao adotar medidas de economia que agora tornam possível auxiliar a prefeitura em iniciativas consideradas essenciais. Segundo ele, a Saúde do Rio avançou, mas ainda há espaço para melhorias, e o Legislativo seguirá apoiando ações que beneficiem diretamente os moradores.
As doações anteriores contribuíram para intervenções em hospitais, clínicas e escolas, além da construção do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica. Mais recentemente, também ajudaram a viabilizar as obras do futuro Super Centro Carioca de Saúde da Zona Oeste, em Campo Grande, que recebeu aporte semelhante em setembro.
O Projeto de Decreto Legislativo será agora encaminhado para promulgação pelo presidente Carlo Caiado, etapa final para que o novo repasse seja executado pela administração municipal.






