Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Secretaria das Cidades apresenta desafios da mobilidade urbana no 2º Fórum Regional da Região dos Lagos
Costa do Sol
Secretaria das Cidades apresenta desafios da mobilidade urbana no 2º Fórum Regional da Região dos Lagos
Esconderijo do tráfico é descoberto em Silva Jardim
Sua Cidade
Esconderijo do tráfico é descoberto em Silva Jardim
Vereador de Saquarema propõe criação da Secretaria do Homem
Política
Vereador de Saquarema propõe criação da Secretaria do Homem
Rio de Janeiro é a terceira cidade do país com mais etnias indígenas
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro é a terceira cidade do país com mais etnias indígenas
Satisfação com planos de saúde atinge o maior nível em 10 anos, aponta pesquisa
Brasil
Satisfação com planos de saúde atinge o maior nível em 10 anos, aponta pesquisa
Campeonato Carioca 2026 será antecipado em uma semana; veja detalhes
Nacional
Campeonato Carioca 2026 será antecipado em uma semana; veja detalhes
Juiz que criticou Moro e a Lava Jato é investigado por furto de champanhe
Brasil
Juiz que criticou Moro e a Lava Jato é investigado por furto de champanhe

Câmara do Rio aprova regras para transporte nas lagoas da Barra e Jacarepaguá

Apenas cooperativas e operadores informais poderão atuar no serviço.

Siga-nos no

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta quinta-feira (23), a regulamentação do transporte nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá, na Zona Sudoeste da cidade. O projeto de lei, de autoria do presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), estabelece as normas para o funcionamento do serviço aquaviário, lançado pela Prefeitura no último dia 2 de outubro.

O texto final recebeu cinco emendas e define que o transporte será feito por barcos expressos e chalanas. As embarcações expressas poderão transportar entre 8 e 25 passageiros, enquanto as chalanas terão capacidade de 15 a 45 pessoas. O texto também determina que todos os passageiros, inclusive o condutor, devem permanecer sentados durante o trajeto.

A lei estabelece que o credenciamento para operar o serviço será exclusivo para quem já atua informalmente na atividade. Apenas pessoas físicas associadas a cooperativas ou associações de transporte de passageiros poderão aderir ao programa, limitado a 200 embarcações por dia. Já os serviços de fretamento e turismo não estão contemplados na nova regulamentação, permanecendo fora das regras do projeto.

Entre as exigências de segurança, as embarcações deverão contar com barras de apoio e corrimãos nas laterais e na parte frontal, facilitando o embarque e desembarque. A lei também torna obrigatória a contratação de seguros de responsabilidade civil e de acidentes pessoais, ambos com cobertura mínima de R$ 25 mil para danos materiais e pessoais.

A regulamentação busca garantir segurança, padronização e formalização do transporte lagunar, que já vinha sendo utilizado por moradores e trabalhadores da região como alternativa de mobilidade.