Nesta quinta-feira (16), a Câmara do Rio aprovou o PL 156/2025, que implementa o Sistema de Área Azul Digital. A proposta permite fiscalização e pagamento das vagas por aplicativos, PIX, cartões ou parquímetros eletrônicos, garantindo mais transparência e controle sobre o uso das vagas.
O projeto prevê atuação de fiscais para orientar motoristas, verificar tempo de permanência e aplicar penalidades. O sistema poderá ser operado pelo município ou por meio de concessão, e busca coibir preços abusivos e fraudes no estacionamento.
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o PLC 56/2025, autorizando a prefeitura a converter os corredores do BRT Transcarioca e Transoeste em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou tecnologia similar. Estudos foram feitos em parceria com o BNDES para adaptar a infraestrutura existente, otimizando o transporte público.
Outros projetos aprovados incluem a criação de polos gastronômicos na Praça São Lucas e na Praia de São Bento, e a redução da proporção de veículos de táxi por habitante, visando melhorar a mobilidade urbana e atualizar a legislação vigente.