A Câmara do Rio aprovou nesta quinta-feira (23) a substituição do sistema de ônibus articulados (BRT) por Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ou Veículos Leves sobre Pneus (VLP). A proposta, lançada pelo prefeito Eduardo Paes em agosto, recebeu 33 votos favoráveis e três contrários e segue agora para sanção.
O projeto abrange os corredores Transcarioca e Transoeste e prevê futuras expansões, incluindo o Centro, com linhas de VLT que conectam Praça Quinze, rodoviária e aeroporto Santos Dumont. A implantação, operação e manutenção serão feitas por meio de parceria público-privada.
O sistema será estendido a São Cristóvão, contemplando estações em locais como o Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, BioParque, Quinta da Boa Vista, hospital Quinta D’Or, além das estações do Metrô, Trens Metropolitanos e Leopoldina. O objetivo é oferecer transporte mais rápido, seguro e menos poluente.
Apesar da aprovação, o projeto gerou críticas. Parlamentares questionaram a indefinição do modal final e os investimentos anteriores no BRT, avaliados em R$ 3 bilhões. Para alguns, a substituição corrige erros cometidos há 15 anos, mas ainda deixa decisões importantes a cargo do Executivo.






