A Câmara Municipal vai convocar uma sessão extraordinária, nesta terça-feira (09/09), para votar o projeto de lei que altera as regras de cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Há possibilidade de que a proposta seja apreciada em primeira e única discussão.
O texto prevê aumentos que variam de 40,3% para imóveis residenciais a até 1.270% para grandes consumidores, como indústrias. Apenas famílias de baixa renda, com consumo mensal de até 100 kWh, permanecerão isentas.
Presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara, o vereador Pedro Duarte (Novo), crítico da medida, criou o site cosipometro.com.br, onde os cidadãos podem simular quanto passarão a pagar caso a mudança seja aprovada.
Na justificativa enviada à Câmara, o prefeito Eduardo Paes argumenta que a alteração é necessária para custear a implantação do novo sistema de videomonitoramento por câmeras na cidade e outras ações de segurança pública, incluindo a criação da Força Municipal, que terá atuação armada.