Cerca de 300 mulheres participaram, nesta sexta-feira (17), da Caminhada do Outubro Rosa em Nova Iguaçu. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e teve início na Vila Olímpica, passando pelas ruas Luís de Lima, Governador Portela, Professor Paris e Via Light, no Centro. A ação reuniu energia, incentivo ao autocuidado e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
As participantes integram o projeto Esporte é Saúde nos Bairros (ESB), que oferece aulas de ginástica, funcional e dança em cerca de 80 espaços públicos, entre praças e quadras, por toda a cidade. O programa reúne mais de 2 mil alunos e busca promover saúde, bem-estar e socialização.
Entre as participantes estava Márcia Maria dos Santos, de 73 anos, moradora do Jardim Tropical e sobrevivente do câncer de mama. “Eu senti um nódulo no seio ao fazer o autoexame e procurei o médico. Foi preciso retirar a mama, mas felizmente fui curada”, contou.
De acordo com a professora de Educação Física Isabel Elguesabal, a atividade física é essencial para a saúde do corpo e da mente, podendo auxiliar até em tratamentos contra o câncer. Já a coordenadora do ESB, Cássia Ribeiro, destacou que o projeto integra esporte, saúde e convivência. As inscrições podem ser feitas diretamente nos núcleos, cujos endereços estão disponíveis em novaiguacu.rj.gov.br/semel/esb.