Depois de apresentar um mapa com 42 imóveis abandonados ao prefeito Eduardo Paes (PSD) para que seja feita uma avaliação sobre a possibilidade de leiloá-los, o vereador Flávio Valle (PSD) lançou a campanha “Reocupa Rio” nas redes para que a população possa fazer o mesmo: apontar locais que estejam desocupados e em estado de degradação.
Em dois dias, quase 50 denúncias de imóveis abandonados.
A campanha pergunta às pessoas se elas conhecem algum imóvel abandonado no seus bairros, seja “casa, prédio, terreno baldio ou comércio fechado há muito tempo”. No site do Reocupa Rio é possível colocar o tipo e o endereço do imóvel e anexar uma foto do local. Em apenas dois dias, foram registradas 48 denúncias em vários pontos da cidade. Todas serão catalogadas e apresentadas ao Executivo municipal para avaliação.
“Mais do que a dívida de IPTU, o problema é o abandono. Esses imóveis geram insegurança, riscos à saúde pública e desvalorizam o entorno. Queremos que cumpram sua função social”, afirmou o vereador, em vídeo publicado nas redes sociais. Segundo ele, o objetivo é garantir que esses espaços ociosos ganhem vida nova, contribuindo para a revitalização urbana e o bem-estar coletivo.





