A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os desvios irregulares em aposentadorias pagas pelo INSS deve ouvir Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, nesta quinta-feira (25/09).
Antunes decidiu ir à comissão após sua esposa, filho, sócio e funcionário terem sido convocados pela CPMI. Em um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro André Mendonça definiu que ele deveria comparecer na terça-feira (23/09), mas Viana preferiu transferir a oitiva para esta quinta.
Na semana passada, quando tinha confirmado presença na CPMI, a defesa de Antunes informou ao blog da Camila Bomfim que ele não ficaria calado durante o depoimento.
A confirmação da presença de Antunes foi dada pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), durante a sessão desta segunda-feira (22/09.
Antunes é considerado pela Polícia Federal como um dos articuladores do esquema que desviou bilhões de reais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Na sexta-feira (12/09), a PF prendeu o operador por suspeita de pagamento de propina a servidores do órgão para obter ilegalmente dados de aposentados e pensionistas, repassar a entidades e, com isso, viabilizar os descontos ilegais.
Uma investigação da PF revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS. Antunes é o lobista apontado pela PF como “facilitador” do caso.