Após um mês de viagem, o maior conjunto transportador da história da Via Dutra passará pela Serra das Araras na madrugada de domingo para segunda-feira (8), chamando atenção de motoristas e moradores ao longo do percurso. Mas a carreta de 59 eixos, usada para deslocar o transformador de 511 toneladas de Guarulhos, em São Paulo, até o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, é apenas um dos pontos curiosos da megaoperação. Além do peso e tamanho, o que torna este deslocamento tão singular é a engenharia envolvida para mover a carga com segurança.
Para realizar o trajeto de forma segura, foi reunida uma equipe formada por profissionais da fabricante, Polícia Rodoviária Federal (PRF), concessionária CCR RioSP — responsável pela Via Dutra — e transportadora IRGA. Ao todo, cerca de 60 profissionais atuam diretamente na logística da carga.
Maior carreta da Dutra
Com mais de 500 toneladas, 24 metros de comprimento, 12 de altura e 9,5 metros de largura.
A carga especial é um transformador HVDC, utilizado em sistemas de transmissão em corrente contínua de alta tensão. Projetado para operar em conjunto com estações conversoras que realizam a conversão entre AC e DC. Ele é responsável por adequar as tensões para os conversores.
O equipamento tem como destino a Arábia Saudita.