“Conhecer a prática de outros profissionais da rede amplia o olhar sobre o que acontece na escola.” A reflexão é do professor Walter Sansão, durante a entrega dos certificados das Cartografias de Boas Práticas da Rede. O projeto, desenvolvido pela MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, organiza e compartilha práticas da Rede Municipal de Educação, ampliando a visibilidade de ações realizadas nas escolas. A atividade aconteceu nesta terça-feira (16), na sede da empresa.
A ação reuniu profissionais da educação da Rede Municipal do Rio e certificou 40 práticas, distribuídas entre dois dos editais do Cartografias, promovido pela MultiRio em articulação com o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP). Ao todo, foram certificados 66 profissionais e 18 Grêmios Estudantis. Um dos editais contemplou ações dos Grêmios, voltadas à participação estudantil, e o outro reuniu práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos, desenvolvidas no âmbito do NIAP/PROINAPE, em articulação com as escolas.
“Esse momento é mais do que a entrega de certificados. Ele é uma forma de honrar quem está na ponta, quem faz a educação acontecer todos os dias. Eu sou professora, venho do chão da escola, e é ali que a vida acontece. A MultiRio tem a possibilidade de levar essa vida que acontece nas escolas para o ambiente digital, reunindo e compartilhando essas práticas para que elas possam inspirar outras pessoas”, afirmou a presidente da MultiRio, Angelina Moreira.
Antes da certificação, os participantes passaram por estações temáticas que estimularam a troca de experiências e a reflexão coletiva sobre os percursos desenvolvidos ao longo do ano, a partir das realidades vividas nos territórios escolares. O professor Walter Sansão, professor articulador do NIAP, ressaltou o valor do encontro tanto pelo momento de troca quanto pelo reconhecimento do trabalho registrado.
“Conseguimos acessar as práticas pela plataforma, mas ouvir o colega falando sobre aquilo que escreveu é diferente. Esse encontro permitiu uma troca real. E a certificação também tem esse sentido de valorizar não só o que é feito na escola, mas o empenho de registrar, escrever e compartilhar essas práticas para que elas continuem circulando”, avaliou.
Já a gerente do NIAP, Kátia Rios, presente na ação com sua equipe, ressaltou que o trabalho desenvolvido no âmbito das Cartografias envolve acompanhamento e sistematização das práticas ao longo do tempo. “O foco está no percurso, no registro do processo e na compreensão de como esse trabalho se desenvolve no dia a dia da escola”, afirmou.
Para Alessandra Gonçalves, da Coordenadoria de Apoio à Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, a parceria com a MultiRio fortalece o trabalho desenvolvido nas escolas e contribui para dar visibilidade às práticas.
“Sempre que trabalhamos com a MultiRio, sabemos que o resultado será positivo, porque é uma equipe comprometida, que faz acontecer. As Cartografias permitem organizar, reunir e tornar acessíveis essas práticas, favorecendo a circulação de ideias e apoiando a construção de políticas públicas a partir do que acontece nas escolas”, destacou.






