O governador Cláudio Castro (PL) anunciou, na noite desta quinta-feira (13), um aumento e a criação de gratificações para integrantes do Corpo de Bombeiros. Em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do secretário de Defesa Civil e comandante da corporação, Tarciso Salles, o governador informou que os guarda-vidas passarão a receber R$ 1.500 e que o mesmo valor será destinado aos militares do Grupo de Operações Especiais (Goesp).
Segundo Castro, não haverá impacto adicional ao caixa estadual, já que os recursos utilizados são provenientes da economia gerada no Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom). O governador afirmou que a medida busca melhorar as condições da categoria e reforçar a valorização dos profissionais. “É uma forma de mostrar o quanto o trabalho de vocês é fundamental para salvar vidas. Vida alheia e riquezas a salvar”, declarou.
O comandante Tarciso Salles agradeceu o que classificou como um reconhecimento importante. Ele ressaltou o esforço diário dos guarda-vidas, especialmente nas praias, e dos integrantes do Goesp, considerados a elite operacional da corporação. “O trabalho na praia é difícil e essa gratificação representa um aumento significativo. E para o nosso Goesp, que costumo dizer, são os melhores dos melhores, com vários cursos operacionais”, afirmou.






