O governador Cláudio Castro vai se reunir, na segunda-feira (16), no Palácio Guanabara, com prefeitos da capital e da Região Metropolitana para apresentar os detalhes da segunda fase da operação Barricada Zero. A iniciativa mira a remoção de bloqueios erguidos por traficantes e milicianos em comunidades, que impedem a circulação de veículos e comprometem o acesso a serviços públicos, incluindo o policiamento. Após o encontro, haverá entrevista coletiva.
A nova etapa contará com tratores, retroescavadeiras e o apoio das forças de segurança. A previsão é de que os trabalhos comecem no dia 24, com a atuação diária de cinco a dez equipes distribuídas por diferentes comunidades.
Em ações passadas, diversas barreiras removidas acabaram sendo recolocadas posteriormente. O governo afirma que, se isso voltar a ocorrer, novas operações serão deflagradas imediatamente.
Após a retirada das estruturas, equipes técnicas vão tapar buracos usados como armadilhas — frequentemente abertos para danificar viaturas — utilizando concreto e asfalto. Caso as barricadas sejam reinstaladas, a resposta será mais dura, com operações ostensivas do Bope e da Core.






